A blastU é uma plataforma que reúne o ecossistema da inovação e dos novos modelos de negócios no Brasil.
Ao longo de dois dias de festival, conectamos corporações consolidadas e novas empresas líderes, start-ups e investidores, empreendedores e mentores para construírem relações valiosas e “atualizarem o cérebro” em relação aos principais assuntos discutidos no mundo.
Desde o primeiro festival blastU, em 2017, desenvolvemos uma grande rede de embaixadores, colaboradores, patrocinadores, venture capitals e fundos de private equity que seguem conosco ou se juntaram a nós no caminho para a edição de 2019.
No intervalo entre as edições, a blastU continua em ritmo de atualização com a produção de podcasts, vídeos e artigos, entre outras ações nas mídias digitais, inspirando e conectando pessoas que acreditam num Brasil criativo e de oportunidades.
Conecte-se. Inspire-se. Atualize-se.
Sidney Klajner possui graduação em Medicina, residência medica e especialização em cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo. Mestrado emCirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade de Medicina da Universidade deSão Paulo (1998), Fellow of the American College of Surgeons. Autor de inúmeros trabalhos em cirurgia digestiva publicados em revistas internacionais e coautor de vários livros.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de CirurgiaBariátrica e Metabólica, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, doColégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de CirurgiaBariátrica e Metabólica, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, da SociedadeBrasileira de Cirurgia Laparoscópica e cirurgião do Hospital Albert Einstein.
Membro do Conselho de Administração do InstitutoCoalização Saúde; do Conselho Consultivo da Fundação Faculdade de Medicina –FMUSP; do Conselho Consultivo da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz –AAAOC; do Conselho Consultivo da Janssen Brasil e do Conselho Superior deGestão em Saúde - gestão do Secretário Estadual de Saude dr. Jose Henrique Germann, SP.
Vice-presidente do Conselho da FISESP – FederaçãoIsraelita do Estado de São Paulo.
Executivo mais influente da Saúde, na opinião dos jornalistas do Setor, da revista Healthcare Management do Grupo Mídia.
Prof do Mba Executivo em Gestão de Saúde doEinstein, na disciplina “O Mercado de Saúde no Brasil e no Mundo: Estrutura e estratégias”
Atualmente é Presidente da Sociedade Israelita brasileira Albert Einstein.
Natural de Arcoverde (PE), Dr. João Bosco de Oliveira é médico-cientista com mais de 15anos de experiência em genética e imunologia, formado em Medicina pela Universidade dePernambuco (UPE). Fez residência em Clínica Médica pela Universidade Federal dePernambuco (UFPE) e especialização e Pós-Doutorado em Imunologia clínica e laboratorial pelo National Institutes of Health, EUA. Também tem Doutorado em Patologia Clínica pelaUniversidade de São Paulo e Ph.D. em Imunologia Experimental pela Universidade deAmsterdã. Dr. Bosco foi co-Diretor do setor de Genética e Imunologia do Departamento deMedicina Laboratorial do National Institutes of Health, nos EUA. Tem vasta experiência no uso das novas tecnologias de sequenciamento genético para uso diagnóstico e para a descoberta das causas genéticas das doenças raras e hereditárias. Em 2013, fundou noRecife um dos laboratórios pioneiros na área de genética de alta complexidade no Brasil, a Genomika Diagnósticos, hoje Laboratório Genomika-Einstein, com unidades em Recife, SãoPaulo, Porto Alegre e Brasília.
Atualmente, Rajshree Patel é uma das mulheres mais influentes no campo de gestão da mente e transformação pessoal. Nos últimos 25 anos, Patel viajou para mais de 35 países, conduzindo palestras e atividades com diversos públicos ao redor do mundo. Lecionou cursos no Banco Mundial, Shell Oil, Morgan Stanley, IBM, Universidade de Harvard, Nações Unidas, UNESCO entre outras multinacionais e empresas da Fortune 500. Seus programas abrangem diversos tópicos, como gerenciamento de estresse, liderança, resolução de conflitos, relacionamentos, paternidade, comunicação, autoestima, felicidade, administração da mente, responsabilidade social e, claro, yoga, meditação e outras técnicas de mindfulness. Sua jornada começou aos dez anos, quando Patel e sua família se mudaram para os Estados Unidos sob asilo político escapando do então regime ditatorial na Uganda. Apesar de suas difíceis circunstanciais, Rajshree trabalhou seu caminho através da educação se formando em direito na renomada Universidade de St. Johns em 1987. Como experado, começou sua carreira na área jurídica trabalhando como promotora em escritórios nos EUA antes de drasticamente mudar seu rumo profissional, procurando cativar corações e mentes através de uma abordagem repleta de humor, cordialidade e simplicidade. Sua liderança positiva é verdadeiramente transformadora de vida.
Bacharel em Comunicação Social pela UFPR e com pós-graduação em administração pela FGV-SP. Trabalhou no setor privado, tendo sido Diretor de Marketing da LYCRA® para a América Latina Norte e Diretor de Planejamento Publicitário para marcas como McDonald’s América Latina. Também atuou como Diretor Executivo da Childhood Brasil, organização internacional fundada pela S. M. Rainha Silvia da Suécia que trabalha pelo enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. Atualmente é Líder da Marca e Missão Social na Ben & Jerry’s Brasil, uma das primeiras marcas ativistas no mundo. No país, é responsável pela agenda ativista, tendo como um dos principais focos a questão LGBT+. É também membro do conselho do Greenpeace Brasil.
Neivia Justa é executiva sênior de Comunicação e Diversidade&Inclusão, com 28 anos de experiência em empresas como Natura, GE, Goodyear e J&J. Jornalista, Influenciadora, Palestrante, Mentora e Professora de Cultura Digital, Liderança e Gestão de Mudança. Criadora da #JustaCausa e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e do Prêmio Aberje 2017. Top Voice 2018 do LinkedIn Brasil. O título pode ser Criadora da #JustaCausa e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres.
Como cofundador e CEO da Geekie, empresa referência em educação inovadora no Brasil, nos últimos sete anos Sassaki tem atuado com estudantes e educadores no desenvolvimento de iniciativas inovadoras que potencializam a aprendizagem. É graduado em arquitetura pela USP e mestre em educação pela Universidade de Stanford. Entre outros reconhecimentos, recebeu os títulos de empreendedor global Endeavor, Empreendedor do ano pela Ernst Young, Empreendedor Social pela Fundação Schwab e Innovation Fellow pela Wired Magazine. Já enquanto speaker, teve a oportunidade de contribuir para eventos como o Fórum Econômico Mundial, a Conferência Global de Educação de Harvard, SXWEdu, Citizen Education e TEDx. Ele ama esportes e vive em São Paulo com sua esposa e quatro filhos.
Tracy Francis é Sócia Sênior da McKinsey no escritório de São Paulo. É australiana e trabalhou em vários escritórios da McKinsey antes de chegar ao Brasil.
Ingressou na Firma em 1997 no escritório de Sydney, trabalhou no escritório de SãoFrancisco de 2002 a 2004 e atua no Brasil desde 2004.
É líder das Práticas de Bens de Consumo e Varejo na América Latina e anteriormente liderou a Prática de Saúde na América Latina. Sua área de atuação é focada no Brasil, onde já atendeu uma diversidade de empresas nos setores de alimentos, beleza, produtos de saúde, além de varejistas de grande e pequeno porte
Lachlan worked at BCG in Australia before moving to Brazil in 2011. He quickly fell in love with the country and made it his home. He left for 2 years to do an MBA in the United States before returning to start Revelo with his co-founder. The company was bootstrapped to break even and fast growth, and in 2017 they raised funds from Valor capital and Seek group. He loves talking about technology, business and his new baby daughter.
Oskar Metsavaht. Artista. Formação acadêmica em Medicina. Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o studio para desenvolvimento e produção de projetos de arte. Ativista ambiental, idealizador e presidente do Instituto-E, organização não governamental que realiza diversos projetos socioambientais. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade.
Marcos Leta tem 36 anos, é carioca e administrador de empresas. Movido pelo próprio interesse na busca por alternativas mais sustentáveis e saudáveis na alimentação, começou, há 10 anos, sua jornada como empreendedor ao disruptar, pela primeira vez, o mercado de bebidas ao criar a sucos Do Bem, vendida em 2016 para a Ambev, a maior fabricante de bebidas do mundo. Agora, transforma, mais uma vez, suas inquietudes com um mercado inadequado e sem inovação, ao lançar a Fazenda Futuro, primeira foodtech 100% brasileira voltada à produção de carne à base de plantas com o mesmo sabor, textura e suculência da origem animal. No momento, sua meta é simples ‘fazer a carne à base de planta ser mais barata que a de origem animal’.
Economista formado pelo Gay Lussac Instituto de Ensino Superior - GLIESP, com pós-graduações em Gestão Pública pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia da Universidade São Paulo (Fundace/USP), em Controladoria pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP (Fipecafi/USP) e em Marketing de Serviços pela Universidade Pioneira de Integração Social (UPIS). Antes de ingressar na Zetra em 2013, teve ampla experiência em sua trajetória profissional por meio de cargos de liderança no mercado financeiro.
Fábio Silva é Empreendedor Social, fundador do Movimento Novo Jeito e do Instituto Fábrica do Bem. Idealizador do Transforma Brasil, primeira plataforma nacional de voluntariado, e do Transforma Recife, este é o principal programa de Voluntariado e fortalecimento do setor social do país reconhecido pela ONU, e da 1º incubadora social do Brasil, o Porto Social. Mestre em Teologia pelo SBPV e eleito pela Revista Forbes como o principal empreendedor social do País em 2017.
Lemaestro, Co-Fundador do Gerando Falcões, foi criado no extremo leste de São Paulo, bairro Cidade Kemel no município de Poá. Filho de uma mãe uma desbravadora e costureira que lutou para criar os 3 filhos. Seu pai se tornou alcoólatra quando tinha apenas 6 anos de idade. No quintal de sua vó onde brincava viu vários tiroteios, parte dos seus familiares eram assaltantes de banco.
Aos 11 anos de idade andou de Skate pela primeira vez, foi amor à primeira remada, aos 13 anos já competia e tinha patrocinador e o sonho de ser um skatista profissional.
Aos 15, trocou o esporte pela balada e viciou em cocaína.
Foram 8 anos de dependência química e uma overdose, até que foi internando numa casa de recuperação. Lá escreveu sua primeira letra de rap e descobriu que tinha talento. Então sonhou em usar o Rap e o skate como ferramenta de transformação.
Fora da Clínica encontrou com o Eduardo Lyra, e começou sua missão no Gerando Falcões.
Começou cantando nas palestras que o Edu ministrava nas escolas, depois montou a oficina de skate com literatura, criou o grupo MC’s Pela Educação, atingindo mais de 300 mil jovens no Brasil, sendo o único grupo reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), coordenou a plataforma de cultura do GF e hoje lidera a expansão do Gerando Falcões.
Se tornou conselheiro de prevenção ao uso de drogas pela UFSC e SENAD, palestrou no Google, LSE sendo a segunda maior universidade de política do mundo, localizada em Londres. Saiu na revista Veja SP como PAULISTANO NOTA 10, foi nomeado pelo Fórum Econômico Mundial como “UM DOS BRASILEIROS QUE PODEM MUDAR O MUNDO”.
Maure Pessanha é a co-empreendedora da Artemísia desde 2007. É formada em Administração deEmpresas pela FEA-USP, com especialização em Avaliação de Programas Sociais pela USP e foi aluna bolsista na Universidade de Harvard em 2004, onde cursouEstudos do Desenvolvimento Econômico e Social. Maure atua com empreendedorismo de impacto social há mais de 17 anos e seu primeiro empreendimento foi ainda na universidade.
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Marcelo Miranda se especializou em Gestão Geral pela Harvard Business School e, desde então, atuou na gestão de negócios, Marketing e Comercial de grandes empresas.
O executivo ingressou na Iguatemi Empresa de Shopping Centers em agosto de 2015 como Diretor Executivo Comercial. Pouco tempo depois, assumiu o cargo de Vice-Presidente Comercial e de Marketing da companhia.
Antes da Iguatemi, atuou em empresas como Mckinsey&Co, Ambev e SKY Brasil, onde exerceu a função deDiretor de Marketing & Comunicação por mais de 8 anos.
Carlos A. Nobre é um climatologista brasileiro. Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1974, e obteve o doutorado em Meteorologia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, em 1983. Dedicou sua carreira científica principalmente à Amazônia e à ciência climática nos Institutos Nacionais de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Pesquisas Espaciais (INPE). Lançou originalmente há quase 30 anos a hipótese de “savanização” da Amazônia em resposta a desmatamentos. Vem estudando os riscos para a Amazônia do desmatamento, mudanças climáticas e aumento dos incêndios florestais. Em 2016, lançou o conceito da “Terceira Via Amazônica”, como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região visando o surgimento de uma inovadora bioeconomia de floresta em pé com uso de modernas tecnologias da Quarta Revolução Industrial, projeto que adquiriu o nome de “Amazônia 4.0”. Exerceu as funções de Secretário Nacional de P & D do Ministério da Ciência e Tecnologia e Presidente da CAPES. É membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Recebeu o Prêmio Volvo Ambiental em 2016, a Medalha Von Humboldt da EGU em 2010 e foi um dos autores do IPCC AR4, premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Atualmente é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, Coordenador Científico do Instituto de Estudos Climáticos da UFES e Presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Publicitário, fez a sua carreira em agências como Lew, Lara\TBWA, DM9DDB, Africa, W/McCANN, NBS e AlmapBBDO.
Participou de iniciativas empreendedoras na Cápsula Comunicação, na Hello, Interactive e na Dogs Can Fly Content Co.
Foi eleito em 2012 o “Melhor Profissional de Atendimento do Brasil” pelo Prêmio Caboré, foi membro do conselho de ética do CONAR, faz parte do Conselho Executivo do IAB – Interactive Advertising Bureau - e é membro do Comitê de Comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Hoje atua como Diretor de Soluções Integradas no Grupo Globo.
Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital da Globo, Eduardo Perez lidera equipes que atuam com as ferramentas AdTech e com as plataformas de dados para a publicidade digital. Participou da transformação digital de várias empresas desde o início da Internet no Brasil. Bacharel em Economia pela FEA-USP, possui pós graduação em Engenharia de Software na FASP e MBA em Environmental Management and Technology pela Poli-USP. Em sua trajetória profissional, conduziu equipes de engenheiros de software e cientistas de dados que criaram produtos baseados em análise estatística preditiva/machine learning, inteligência artificial, desenvolvimento de software e infraestrutura de TI.
Como consultora em educação digital, e ex líder da escola de negócios da Udacity, Renata faz mais do que ajudá-lo a levar o seu conteúdo para a era digital. Desde a definição dos objetivos de aprendizagem, elaboração de conteúdo ao lado de uma variedade de especialistas no assunto, definição de metodologias de aprendizado e métodos/ferramentas de engajamento, para entregar um conteúdo que seja útil e eficaz. Bora aprender?
Luciana Branco é jornalista e fundadora de um escritório de comunicação que cria soluções de alto impacto para grandes marcas, projetos de cultura e movimentos de transformação social. Tem experiência no planejamento e criação para multinacionais, organizações sociais e produções culturais dentro dos segmentos de música, cinema, teatro, dança, literatura, além de setores como tecnologia, educação, beleza, alimentos e bebidas. É mentora voluntária de projetos do Quintessa, aceleradora de negócios de impacto social.
Presidente da Fundação Bioniria (Fundação Suíça para Bio-inspiração), Presidente da GBionics SA e da General Bionics, Idriss Aberkane já tinha dois doutorados e um Ph.D aos 29 anos de idade. Professor durante sete anos na Ecole Centrale Supélec, onde criou o curso “Geopolítica e Economia do Conhecimento” é também Visiting Scholar da Universidade de Stanford desde os 20 anos. Atualmente com 32 anos, Idriss Aberkane já deu mais de 420 conferências em três línguas para instituições como OMS, Pwc, Eiffage, Engie, le Crédit Agricole, BPCE, BNP-Paribas, Pacific Business Forum, Google X, Stanford, Sciences Po etc. Suas pesquisas e livros foram traduzidos para coreano, chinês, japonês e russo.
Hamilton Sekino é Managing Partner da TechPad, um M&A / Market Entry Advisor baseado em Boston, com mandatos de Big Techs dos EUA investindo no Brasil.
Previamente, ele foi gestor da Nauta Capital, uma Venture Capital com 300MM em três fundos com foco em early stage na Europa e EUA. Foi também Managing Partner da Diamond Technology Partners, uma consultoria de estratégia digital com presença nos EUA, Europa e Ásia. Hamilton é engenheiro formado no ITA com especialização em empreendedorismo no MIT.
André Barrence é o Diretor do Google for Startups no Brasil e lidera o Campus em São Paulo com o objetivo de fortalecer um ecossistema vibrante de startups e inovação no país. Ele conhece intimamente os vários aspectos do universo das startups, tendo sido fundador, mentor, investidor anjo, conselheiro e defensor de políticas nos últimos 15 anos. É também co-fundador do AGORA e do Renova BR, ambas organizações sem fins lucrativos, com o objetivo de impactar o debate público e a ação política para a renovação do Congresso Nacional. Em 2014, foi o vencedor do Prêmio Jovens Inspiradores e reconhecido como um dos jovens líderes para o futuro do Brasil. Ele é mestre pela London School of Economics e fellow do MIT Media Lab / Harvard Berkman Klein Center, focado na ética e governança da Inteligência Artificial.
Idealizador do Renova BR, Eduardo Mufarej é sócio da Tarpon Investimentos desde 2004 e atuou até outubro de 2017 como CEO da Somos Educação, empresa da qual é atualmente Presidente do Conselho de Administração. Ele também atua como Presidente do Conselho da Confederação Brasileira de Rugby, é membro dos Conselhos do Centro de Liderança Pública, do Ranking dos Políticos e da Escola de Negócios da Universidade de Yale.
Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie, Patrícia foi aluna convidada do curso de Filantropia e Terceiro Setor da J. F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Como presidente do Instituto Humanitas360 atua para reduzir a violência, aumentar a transparência e estimular a cidadania nos países da América Latina. Sua liderança em prol dos direitos humanos e do empreendedorismo cívico-social é reconhecida através de importantes prêmios. Patrícia é sócia fundadora do CIVI-CO, espaço de trabalho compartilhado para negócios de impacto social, sediado em São Paulo. Ela faz parte do conselho curador da Bienal das Américas, festival internacional de ideias, arte e cultura que acontece em Denver (EUA). Foi integrante do conselho fundador do programa Global Shapers, do Fórum Econômico Mundial, e liderou a criação da Plataforma Latino Americana de Políticas de Drogas (PLPD). Atualmente, pertence ao Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso, Conselho de Gestão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo e Conselho de Gestão da equipe da Vereadora Janaina Lima (Partido Novo). Recentemente, se tornou membro do conselho do Centro de Filantropia e Sociedade Civil da Universidade de Stanford.
Biraci Brasil Nixiwaka Yawanawa é um dos líderes indígenas mais relevantes do nosso tempo. Ele dedicou sua vida a capacitar seu povo e reivindicar a antiga cultura e espiritualidade Yawanawa.
Depois de reconquistar os direitos sobre suas terras ancestrais (200 mil hectares de floresta virgem na Bacia Amazônica brasileira), Nixiwaka, juntamente com sua família, liderou a abertura da cultura Yawanawa para o mundo. Fundou a Vila Nova Esperança e criou o Festival Yawa, que acontece anualmente nos últimos 17 anos, em comemoração às tradições do seu Povo.
Como chefe da Aldeia Nova Esperança, Nixiwaka tem se concentrado no desenvolvimento comunitário, preservação cultural e manejo sustentável de seu santuário ecológico.
Importante liderança do Movimento Indígena Acreano e Brasileiro, sendo um dos Co-fundadores da UNI - União das Nações Indígenas, com outras lideranças importantes como Ailton Krenak, Álvaro Tukano, dentre outros.
Grande visionário dos modelos sustentáveis dos Povos originários e também expressivo no seu conhecimento político. Atualmente tem se dedicado aos estudos da espiritualidade do seu Povo e hoje é um dos principais guardiões desta riqueza ancestral Yawanawa.
Duas buscas paralelas definem a trajetória da empreendedora Carol Romano. De um lado, os 10 anos de experiência em estratégia de inovação e intraempreendedorismo junto a grandes corporações e startups. À frente da consultoria de inovação Maker Brands, atende empresas como Nestlé, Santander, HEINEKEN, Facebook, Natura e GPA, no desafio de inovar com propósito e impactar o mundo positivamente com seus negócios.
De outro, uma busca pessoal por autoconhecimento e estudos sobre bem-estar, o que culminou na criação da Jornada da Felicidade, um processo de autodesenvolvimento que reúne os principais aprendizados de mais de uma década de pesquisa e vivências. Nesse período, Carol estudou Budismo, experimentou processos de auto investigação, metodologias terapêuticas como Pathwork, ferramentas como meditação, respiração, jejum, silêncio, mergulhou em leituras e ministrou palestras, debates e workshops em diversas cidades e contextos. Além disso, viajou o mundo para compreender o bem-estar na dimensão das comunidades e dos países.
Em 2013, fez uma imersão no Butão para compreender como o país aplica o FIB (índice de Felicidade Interna Bruta) na prática. Em 2015, especializou-se em psicologia positiva com o professor Tal Ben Shahar, de Harvard. Em 2017, fez o curso de Liderança para Transição, na Schumacher College. Em 2018, mergulhou em uma imersão na comunidade centenária de Okinawa, no Japão, para compreender a relação entre longevidade e bem-estar e, atualmente, estuda psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo.
Duas buscas paralelas definem a trajetória da empreendedora Carol Romano. De um lado, os 10 anos de experiência em estratégia de inovação e intraempreendedorismo junto a grandes corporações e startups. À frente da consultoria de inovação Maker Brands, atende empresas como Nestlé, Santander, HEINEKEN, Facebook, Natura e GPA, no desafio de inovar com propósito e impactar o mundo positivamente com seus negócios.
De outro, uma busca pessoal em autoconhecimento e estudos sobre bem-estar que culminou na criação da Jornada da Felicidade, um processo de autodesenvolvimento que reúne os principais aprendizados de mais de uma década de pesquisa e vivências.
Nesse período, Carol estudou Budismo, experimentou processos de auto investigação, metodologias terapêuticas como Pathwork, ferramentas como meditação, respiração, jejum, silêncio, mergulhou em leituras e ministrou palestras, debates e workshops em diversas cidades e contextos.
Além disso, viajou o mundo para compreender o bem-estar na dimensão das comunidades e dos países.
Em 2013, fez uma imersão no Butão para compreender como o país aplica o FIB (índice de Felicidade Interna Bruta) na prática. Em 2015, especializou-se em psicologia positiva com o professor Tal Ben Shahar, de Harvard. Em 2017, fez o curso de Liderança para Transição, na Schumacher College. Em 2018, mergulhou em uma imersão na comunidade centenária de Okinawa, no Japão, para compreender a relação entre longevidade e bem-estar e, atualmente, estuda psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo.
É sócia-fundadora da Wright Capital Wealth Management, multi family office que cuida de famílias que têm um olhar para transformação social. Foi sócia da Arsenal Investimentos, da Gávea Arsenal Gestão de Patrimônio e da Vinci Partners. Trabalhou na tesouraria do Standard Bank e na área de Capital Markets do Deutsche Bank. Iniciou a carreira no Private Bank da Merrill Lynch em São Francisco, Califórnia, em 1994. É uma das fundadoras do Instituto LiveWright, OSCIP dedicada à gestão do esporte olímpico no Brasil, e membro do Conselho da ONG Atletas pelo Brasil. Cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Como CEO LATAM e Sócio da Founders Intelligence, Alex está na frente da primeira consultoria de estratégias de expansão internacional. Especializado em inovação digital, a missão é auxiliar os atuais clientes em processo de escala a liderar a revolução das suas industrias. Alex também é um advisor Tech for Good para a Founders Pledge, uma organização sem fins lucrativos para dar suporte aos empreendedores líderes que prometeram capital (atualmente avaliado em US$ 1.3 bi) para causas de impacto social.
Em 2013, após participar de projetos do sistema produtivo da Volkswagen e também estudos de gestão executiva na Harvard Business School and University, London Business School e INSEAD, Bruno criou a empresa que tem como pilar principal ajudar a construir um futuro mais simples para todos. É a partir dessa visão, veia empreendedora, conhecimento e experiência, todos traduzidos em tecnologias inovadoras, que a Ambar vem transformando os pilares do tradicional segmento da construção civil no Brasil.
Painel com Maria Teresa Fornea, Pedro Sirotsky Melzer e Kai Philipp Schoppen.
Entusiasta por inovação e investimentos de impacto, Maria Teresa Fornea é CEO e co-founder da Bcredi: plataforma que viabiliza acesso a crédito com taxas mais acessíveis de forma rápia e descomplicada. Possui mais de 10 anos de experiência em operações e produtos de crédito imobiliário, tendo atuado como diretora da Barigui Companhia Hipotecária. Advogada com especialização em negócios imobiliários pela FGV e MBA pela Kellogg School of Management. Anteriormente passou pela EquityInternational (EI), fundo de Private Equity focado em mercados imobiliários emergentes, e pelo Citibank.
Sr. Nicklas é socio do grupo Valor Capital e trabalhou como empreendedor, executivo e investidor com startups da internet pelos últimos 15 anos. Já liderou iniciativas chaves da internet em empresas da Fortune 500, incluindo o grupo de video digital na Viacom e o grupo online Univision; lançou duas startups, The Gryphon Group e Thirst, no Silicon Alley de Nova Iorque; e participa como um angel e investidor VC na America Latina. Antes de se juntar ao grupo Valor Capital, Nicklas era Diretor Geral para a Ideiasnet, SA, uma holding de capital aberto e grupo venture capital com base no Rio de Janeiro. Nicklas também já fez parte do conselho de várias empresas líderes de tecnologia no Brasil, incluindo Bolsa de Mulher, iMusica e Officer. Ele frequentemente fala em eventos nos EUA e na América Latina, incluindo o MIT VOCÊ Conference e o US-Brazil Innovation Summit e já apareceu na TIME, VentureBeat e TheNextWeb. Nicklas se formou em Estudos Internacionais e Economia na American University e foi um. Fulbright Fellow na Universidade de Coimbra em Portugal. Michael gosta do lado de códigos do negócio, e em seu tempo livre, gosta de andar a cavalo.
Apresentação com Michael Kapps e Lachlan de Crespigny
Ricardo Sapiro é formado em Administração de Empresas pela FGV.
Sua história profissional passa pela J&J e Unilever, onde foi VP de desenvolvimento de marcas globais e regionais (América Latina), entre elas Omo.
É sócio fundador da Touch Branding e co-lidera o escritório de São Paulo. Tem paixão por marcas que efetivamente tocam a vida das pessoas e dirigiu projetos de reposicionamento de marcas como Votorantim Cimentos, Droga Raia, Drogasil, GPA, Petrobras, Basf Agro.
Sócio da área de Direito Societário e Empresarial do BMA desde 1997, Amir possui vasta experiência em operações de fusões e aquisições, joint-ventures e outras modalidades associativas, criação de estruturas jurídicas para investimentos estrangeiros no Brasil, bem como em negociação de contratos e disputas societárias.
Paulo trabalha desde 2004 com investimentos em energia renovável; habitação e direitos de propriedade; educação; economia circular aplicada; florestas, agricultura e biodiversidade. É formado em engenharia pelaPoli USP e possui mestrados em inovação e políticas públicas pelo MIT e em modelagem matemática pela Poli USP.
Painel com Alexandre Lindenbojm
O empresário Vinicius Marchini viveu durante onze anos nos Estados Unidos, país onde se formou em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e MBA pela Universidade Northwestern – escola de negócios Kellogg.
A vasta experiência em negócios adquirida em bancos de investimento como Goldman Sachs e Citigroup e o mestrado em engenharia de produção, foram fundamentais para seus próximos passos. No ano de 2006, Marchini voltou ao Brasil e com seu espírito empreendedor, fundou em 2009, em parceria com o sócio Leandro Neves, a Brilia.
Sempre pautada nos pilares de design e inovação, a empresa é pioneira e referência no desenvolvimento e comercialização de produtos de iluminação LED no Brasil. Certificada como Empresa B, a Brilia é uma das poucas marcas brasileiras a integrar o movimento global de empresas com práticas que visam, além do sucesso comercial, o bem da sociedade e do planeta.
Em 2019, com uma visão estratégica do mercado, do comportamento de consumo e dos avanços da inteligência digital e Internet das Coisas (IoT), a Brilia lança LightSense, uma tecnologia inovadora de controle de iluminação por Wi-Fi, que abre as portas da Brilia para a era da Luz Inteligente e coloca o poder transformador da luz nas mãos das pessoas.
Formada em design gráfico pela Escola Superior de Artes Gráficas e pós graduada na Escola de Comunicação Visual, ambas em Paris, Kuki Bailly expandiu sua área de atuação nos últimos 20 anos em Inovação, Branding, Design de Produto e Gestão de Design. Sua experiência vem de uma trajetória incomum, pois atuou tanto em grandes corporações quanto em agências de comunicação e design no Brasil, na França e na China. Durante os 4 quatro anos em Xangai, foi empreendedora e fundou a marca Sh/Radio, de objetos e lifestyle. Foi responsável pela criação, produção, exportação da marca na Asia e Europa. De volta ao Brasil, assumiu posições de gestão e liderança em grandes marcas brasileiras como Havaianas e Natura, sempre na área de inovação e design. Em 2015 fundou no Facebook a REDEDOTS, uma comunidade virtual de trabalho colaborativo que hoje conta com quase 270 mil membros e causa grande impacto social, assim como a REDEDOTS GUARDIANS, comunidade voltada para filantropia com mais de 15 mil membros. A startup Rededots recebeu o primeiro prêmio na America Latina pelo MIT no Inclusive Innovation Challenge em 2018, na categoria Inclusão Financeira e foi selecionada para fazer parte do International Community Leadership Circles Program do Facebook, por liderar uma das comunidades virtuais de maior impacto e relevância nas redes sociais do Brasil.
Isabel é psicóloga formada no Brasil, onde trabalhou em ambientes de clínica e instituições. Ela se mudou para os Estados Unidos em 2007, trabalhando para aprofundar sua experiência no Esalen Institute em Big Sur, na Califórnia, onde atualmente dá aulas. Atraída pela auto-exploração desde jovem, seu approach é uma combinação de estudos de toda sua vida: Psicologia Clínica e Junguiana, Budismo, Insight Meditation e Mindful Leadership. Nos últimos seis anos Isabel tem dedicado a maior parte do seu tempo ao estudo e prática de mindfulness e budismo. Hoje ela atua como psicóloga clinica, lidera vários grupos de mindfulness e trabalha com organizações sem fins lucrativos oferecendo treinamento de mindfulness e liderança no ambiente de trabalho.
Mineira, apaixonada pela causa da longevidade, especialista em Economia Prateada desde 2015, Layla Vallias é co-fundadora do Hype60+, consultoria de marketing especializada no consumidor senior, e da Lifetech, primeira fábrica de startups voltadas para longevidade e qualidade de vida do Brasil. Foi diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 20 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou também com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.
Painel com Ricardo Podval e Pedro Batista
Sócio-fundador da Grimpa xd onde é responsável pela gestão de projetos de estudos de mercado e pela criação do núcleo de Tecnologia. Área de negócio focada no desenvolvimento de ferramentas conversacionais que promovam mais conexão entre negócios e pessoas. Encubado pela Grimpa, em três anos, núcleo foi responsável pela criação e lançamento de duas empresas que utilizam princípios de inteligência artificial e tecnologia de Chat Bots. On The Go, startup especializada em chatbots para pesquisa de mercado e Pipo, start up especializada em Chatbots para RH.
Painel com Fernando Valente
Rafael Sbampato é diretor da CRM e Inovação Canais no grupo Boticário. Formado em engenharia na Universidade de São Paulo e Politecnico di Milano, Sbampato é responsável pela segmentação de clientes e proposta de valores da empresa. Ele também trabalha na area de estratégia de digitalização e desenvolvimento de novos negócios para o grupo Boticário.
Como CEO da Unidas conduziu a Fusão com a Locamerica em 2018, que criou a segunda maior empresa de locação de carros do Brasil com mais de 140mil carros. Atual Membro do Conselho de Administração da Domino´s Pizza no Brasil. Carlos também foi CEO e Investidor da Grand Cru (varejo de vinhos) e durante 10 anos trabalhou no Grupo Itau-Unibanco em diversas áreas do segmento de crédito ao consumo, sendo sua última função Diretor na Redecard. Foi Sócio e Co-Fundador de uma holding de negócios de e-commerce BTB que operava no Brasil e na Argentina, Consultor da McKinsey e Investment Banker no Chase Manhattan Bank (atual JP Morgan)
Com 20 anos de carreira à frente da gestão de negócios em Marketing e Inovação de companhias nos setores de alimentos e bebidas, Álvaro soma passagens por marcas globais como Smirnoff, Kellogg´s, Johnnie Walker, Buchanan's e Old Parr, em posições no Brasil e na América Latina. Em 2018 se juntou ao Grupo Boticário para liderar a unidade “quem disse, Berenice?”, especialista em maquiagem e com lojas em todo Brasil e em Portugal. Alvaro é formado e pós graduado em Administração de Empresas pela EAESP- FGV, é casado e pai do João de 9 anos.
Lucas Rampinelli, mais conhecido como"Marduk" pela comunidade gamer, é um apaixonado por eSports desde os12 anos de idade. Autodidata, o head de eSports da Webedia decidiu investir nomercado de games ainda durante seus estudos, quando descobriu que tinha umtalento nato para empreender e para se comunicar. No início, abriu negóciosrelacionados à alimentação, sempre visando juntar recursos para entãoempreender em sua paixão.
Aos 24 anos, dono de vários estabelecimentos emVitória (ES), cidade em que nasceu, decidiu que era hora de abrir mão do que tinha,passando o controle de tudo para os pais, e investir nos games e nacomunicação. Foi quando usou a internet como aliada e começou a fazer transmissões ao vivo e narrar seus próprios campeonatos, naintenção de chamar a atenção de alguma empresa - o que só aconteceu dois anosdepois, quando se tornou amaior referência de hearthstone no brasil. Entre os empreendimentos quefundou e administrou, estão a Keep Gaming - eSport Team e a MKTV Conteúdo Digital. Como narrador e/oucomentarista de eSports, tem passagens pela ESPN e ESL.
O amploconhecimento de Marduk em eSports, como ex-gamer profissional, narrador eempreendedor, associado ao seu carisma, conquistaram o público e seuscampeonatos engajaram muita audiência, ganhando grandes proporções e dandoinclusive origem a um e-commerce de seus próprios produtos.
Graças aocurrículo que construiu no setor, Marduk chamou a atenção da Webedia, grupomultimídia francês que se destaca em terras brasileiras como uma das principaismarcas que promovem competições de eSports no país. Desde 2016, a empresa veminvestindo no crescimento dos esportes eletrônicos com a criação de uma divisãoespecificamente liderada por Marduk e a construção da eSports Arena Webedia,inaugurada em 2017 com um investimento de R$ 5 milhões e que, em apenas doisanos, já conduziu 18 eventos próprios, além de receber mais de 30 empresasparceiras que utilizaram a estrutura para sediar suas próprias competições.
Painel com Joao Sobreira
Médica pós-graduada em neuro-oncologia, desde 2010 Paula atende pacientes com câncer e outras doenças crônicas. Em 2014 foi pioneira na prescrição e acompanhamento a pacientes em uso de Cannabis Medicinal. Desde então, promove eventos cientificos, tem sido figura de destaque em congressos nacionais e participa ativamente de conferências internacionais relacionados ao tema. É membro da International Cannabinoid Research Society e da International Association for Cannabis as Medicine, além de fazer parte do comitê científico da Ama+me, associação brasileira de pacientes de cannabis medicinal.
Painel com Viviane Sedola e Gastón Lepera
Gastón Rodriguez Lepera é designer industrial, professor universitário na EUCD-FADU, Uruguay. Pioneiro na regulamentação de Cannabis na América Latina, sendo um dos atores responsáveis pelo desenvolvimento do processo na regulamentação para fins recreativos e medicinais e abastecimento de farmácias em Uruguai; Hoje consultor internacional nessa área, sócio e COO da HGSM Consulting.
Painel com Dra Paula Dall'Stella e Viviane Sedola
CEO e fundadora da Dr. Cannabis, Viviane Sedola está liderando o marketplace digital focado em tornar o tratamento com cannabis medicinal legal mais acessível e transformar dados em conhecimento a partir de uma comunidade colaborativa de médicos e pacientes na América Latina.
Painel com Gastón Lepera & Dra Paula Dall'Stella
Psicóloga e psicopedagoga, especialista em responsabilidade social ,diversidade e equidade de gênero. Atua como consultora estratégica em diversidade em várias empresas como Santander, Vivo, Pernod Ricard, Raia Drogasil, FCA, Laboratórios Sabin e Via Varejo, além de ser gestora executiva, do Movimento Mulher 360, movimento empresarial de 55 empresas, articulando o tema de empoderamento feminino , diversidade e equidade de gêneros no meio corporativo.
Painel com Vivian Broge e Adriana Carvalho
Graduada em Comunicação Social pela FAAP, pós-graduada em Administração de Marketing pela mesma instituição. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela FGV. Especialização em Negociação por CMI Internacional e Harvard University. Em 2013, concluiu o diplomado em Pensamento Complexo naMultiuniversidad Real de México (Edgar Morin) e o Program for ManagementDevelopment no IESE (Espanha). Especialista certificada em desenvolvimento Integral e em Gestão e Transformação de OrganizaçõesComplexas no MIT Sloan. Atuou em empresas como BCP Telecomunicações,Atento e Grupo IBOPE. Durante sete anos atuou na Natura Cosméticos, tendo passado pelas áreas de Parceria e Alianças (M&A) como especialista em capital humano, Inovação Comercial (Projetos), Treinamento Comercial, Marketing de Relacionamento, RH Américas, Brasil, França e Ásia, além ter gerenciado a área de Expatriados, na mesma empresa. Foi Diretora de RH da Danone Early Life Nutrition no Brasil e Diretora Executiva de Pessoas e Cultura na ISS Facility Service do Brasil. Há 13 anos atua como professora da FIA para o Labfin Provar nos programas de pós-graduação e MBA. Ingressou na Iguatemi Empresas de Shopping Centers em março de 2018. 43 anos, casada, mãe do Arthur e da Nina, vive em São Paulo.
Painel com Adriana Carvalho e Margareth Goldenberg
Crescer ouvindo seu pai falar de um futuro em que a tecnologia é tão avançada que chega a ser proativa é um bom jeito de começar sonhando grande desde pequeno. Principalmente quando você passa os dias assistindo ao Laboratório de Dexter, em que um pequeno cientista criava invenções malucas dentro do quarto.
A soma dessas inspirações fez de André uma criança muito agitada e inquieta, que já sabia desde pequena que não conseguiria viver dentro das regras e dos padrões que existem por aí. Mas, só descobriu o que seria sua grande ruptura ao fazer faculdade.
Lá, conheceu cinco dos seus futuros sócios. Foi a colaboração e afinidade entre eles desde o primeiro período que formou as bases para a criação da cultura da In Loco Media -- empresa de Recife que desenvolveu uma tecnologia inédita no mundo para localização em ambientes fechados -- onde passamos 80% do nosso tempo.
A partir dessa tecnologia, é possível determinar a intenção do consumidor, os locais que ele visitou e as marcas com quem se relacionou para, então, oferecer a publicidade mais assertiva para o seu momento de compra -- e identificar se ele chegou a entrar na loja anunciada, por exemplo.
Administradora e economista, foi no empreendedorismo que Jackie se encontrou. Fez parte da equipe que fundou o Instituto Endeavor no Brasil, trabalhou no fórum econômico de Davos, foi sócia fundadora do escritório de design OESTUDIO e produtora executiva do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar e ganhador de 17 prêmios internacionais incluindo Sundance e Berlim. Jackie produziu o primeiro TEDx no Brasil e desde 2013 é sócia fundadora da The School of Life no Brasil.
Paulo Batista é fundador e CEO do Alicerce Educação, uma solução inovadora que tem como missão hackear o problema da injustiça social brasileira através de um modelo disruptivo de educação presencial nas periferias brasileiras. Antes disso, Paulo Batista foi fundador e CEO da Dental Cremer, um marketplace omnichannel para dentistas que criou em 2011 em parceria com a empresa Cremer SA e que foi do zero a R$ 1.2bi de fatutamento em sete anos. Após a venda da Dental Cremer para a multinacional americana Henry Schein, Paulo Batista resolveu se dedicar à causa do Apartheid brasileiro trazendo um viés empreendedor e tech para esse que é o maior problema do país. Formado em Direito pela USP, Batista trabalhou previamente no mercado financeiro, tendo passado por casas como GP Investimentos (Private Equity) e Goldman Sachs (Investment Banking).
Gilson Rodrigues, é empreendedor social, consultor e líder comunitário. Presidente do Instituto Escola do Povo, organização responsável pela alfabetização de mais 7 mil pessoas. Também fundou projetos esportivos e culturais, como Orquestra e Ballet de Paraisópolis. Lidera o maior programa de urbanização da América Latina para a transformação de favela Paraisópolis em bairro com investimentos que já somam 1 bilhão de reais. Sendo convidado, premiado e/ou reconhecido em mais de 12 países. Foi inspiração do personagem Cícero, interpretado pelo ator Danton Melo, da Novela I Love Paraisópolis que retratou seu papel como presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Destacamos as seguintes participações:
- Curador Urbano da Bienal Internacional de Artes da China em 2017/2018
- Prêmio Cidadão Sotero paulistano 2017.
- Programas pelo Prêmio Brasil Toastmasters de Comunicação e Liderança 2016
- Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, que integra o Prêmio Milton Santos (2015)
- Personalidade Financeira do Ano no 7o Prêmio Relatório Bancário (2011)
- Comenda e Prêmio Empreendedor Social (2010) – Academia Brasileira de Cultura, Artes e História
- As 10 Personalidades do Morumbi (2010) – Revista Dolce
- Empreendedor Social: Categoria Educação e Cultura (2008) – Revista Dolce.
Por meio do exemplo do trabalho desenvolvido em Paraisópolis, Gilson Rodrigues tem sido convidado para compartilhar suas experiências com outras organizações e empresas e tem apoiado a implantação de projetos em outras
comunidades do Brasil desde 2017. A partir disso, entendeu a sua vocação de aproximar pessoas e empresas a suas causas sociais, tornando referência no desenvolvimento de projetos em comunidades no Brasil.
Professora Adjunta de Filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC), tem Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado em História da Ciência pela PUC-SP (2007). Atualmente é professora de Filosofia na Universidade Federal do ABC. Trabalha na interface entre História da Ciência e Teoria do Conhecimento há mais de vinte anos, com ênfase em questões ligadas a História e Filosofia das Ciências. Desde 2014, junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, investiga questões históricas e epistemológicas ligadas à longevidade humana e seus desdobramentos para a contemporaneidade. Pesquisa principalmente temas como razão e experiência, filosofia experimental, o lugar da química, da medicina e da biologia na Revolução Científica Moderna. Publicou o livro “A Filosofia Experimental na Inglaterra do Século XVII: Francis Bacon e Robert Boyle”, além de vários artigos em revistas especializadas.
Trabalha há mais de uma década em parceria com comunidades ribeirinhas de Unidades de Conservação do Amazonas com projetos relacionados à educação e sustentabilidade. Formada em administração de empresas pela FGV e mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade pela BTH na Suécia, Raquel acredita que o primeiro passo para propor inovações e convidar comunidades para um caminho mais sustentável é conhecer profundamente a realidade e desenvolver relações de confiança. Esse é o caminho que Raquel vem seguindo ao coordenar o projeto Escola d'Água (parte da rede global Swarovski Waterschool) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável.
Apresentação com Alex Seibel e Guilherme Castagna
É sócio-fundador e CIO (Chief Investment Officer) da Constellation, iniciada em 1998, como Utor Investimentos, para gestão dos investimentos de ex-controladores do Banco Garantia. Antes de fundar a Constellation, Florian passou pelo Banco Nacional (1989) e pelo Banco Pactual (1990-1998), onde foi sócio responsável pelo research, trader proprietário, responsável pelo Asset Management e gestor de todos os fundos e portfólios de ações do Banco e de um portfólio segregado para George Soros. Florian é formado em Administração pela PUC Rio (1990), Harvard Business School-YPO (2010 – 2019) e concluiu os seguintes cursos: Value Investing (Columbia University), Executive Program (Singularity University) e Behavioral Finance Program (Harvard Kennedy School). Foi professor do curso de Value Investing no Insper-SP, presidente do Capitulo Paulista do YPO e diretor internacional da ANBID. Florian é vice-presidente do ProA (www.proa.org.br), uma das maiores ONGs ligadas à educação profissional no Brasil e participa/ participou do Conselho da Fundação Lemann, do Museu de Arte de São Paulo - MASP, da Laspau, da Fundação Estudar, da Somos Educação, da Bolsa - B3 e da Revista Nova Escola.
Apresentação com Ana Maria Diniz e Pricila Cruz
Ana Maria Diniz é empresária graduada em Administração de Empresas, com especialização pela Harvard Business School no programa Owner & President Management.
Iniciou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar, onde passou 17 anos e ocupou várias posições de marketing, RH e diretora de operações. Como fundadora do Instituto Pão de Açúcar nos anos 90, conheceu o mundo da Educação. Foi no GPA também que ingressou na área de desenvolvimento humano E FUNDOU em 2003, após sua saída do grupo, a consultoria Axialent, ONDE TRABALHOU 10 ANOS
Ana é fundadora do Instituto Península, organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores, porque acredita que eles são a base para uma educação pública de qualidade. É também uma das fundadoras dos movimentos Todos Pela Educação, parceria público-privada que visa melhorar a qualidade da educação básica no Brasil, além de ser conselheira da Parceiros da Educação, que estimula empresários a adotarem escolas públicas. Em 2018, Ana foi coordenadora do plano de educação do candidato à presidência Geraldo Alckmin. Além disso, é sócia-fundadora do estúdio de dança Anacã e da Sykué Bioenergya, geradora de energia renovável a partir de biomassa no Sudoeste da Bahia.
Apresentação com Pricila Cruz e Florian Bartunek
Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do movimento Todos Pela Educação. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, tendo recebido o prêmio de aluna destaque 2014/2015. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como coordenadora do Ano Internacional do Voluntário no Brasil, projeto que recebeu o destaque das Nações Unidas em 2001. Ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou como coordenadora até 2005. Em 2012, recebeu o Prêmio Jovem Liderança na Educação, do Grupo Estado, e o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados ao Todos Pela Educação. Em 2017, foi finalista do Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas. É membro do Conselho Consultivo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ).
Apresentação com Florian Bartunek e Ana Maria Diniz
Painel com Rodrigo Britto, Valcléia Solidade e Andre Wongtschowski
Diretora Presidente do Instituto Iguá de Sustentabilidade, Renata Ruggiero Moraes é formada em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) e tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo dos últimos 19 anos, atuou como executiva à frente das áreas de Sustentabilidade, Comunicação e Desenvolvimento Organizacional de grandes empresas, tais como Banco Real (atual Banco Santander) e Racional Engenharia. Participou da criação da Ideal Invest, fundo de investimento de impacto voltado para o financiamento da educação superior no Brasil. Também atuou na liderança de projetos de sustentabilidade junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foi sócia-fundadora e presidente do Projeto LACE, organização sem fins lucrativos com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de lazer, arte, cultura e educação. Ao longo dos últimos dois anos, assumiu a direção executiva do Instituto Reciclar, tendo sido responsável pela transição de seu modelo de atuação e pela gestão de seu fundo endowment.
Painel com Renata Ruggiero Moraes, Valcléia Solidade e Andre Wongtschowski
Gerente de Acesso à Água do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo co-idealizou, articula e coordena o Água+ Acesso, programa e aliança que integra 14 organizações dedicadas a ampliar o acesso à água segura de forma sustentável e que em dois anos de operação já beneficia 54 mil pessoas em mais de 140 comunidades rurais de oito estados. Como empreendedor, Rodrigo co-fundou, foi diretor executivo e hoje integra o conselho da Aliança Empreendedora – organização que apoia mais de 80 mil microempreendedores de baixa renda no país – e da Emerge, dedicada ao fomento e apoio à ciência e à inovação tecnológica. Em 2012, Rodrigo co-idealizou e implantou os primeiros anos do programa “Laboratório Estudar / Liderança na Prática” da Fundação Estudar, que já impactou mais de 20 mil jovens no país. Pela sua trajetória, Rodrigo foi selecionado fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial e membro da Rede Folha de Empreendedores Sociais.
Painel com Renata Ruggiero Moraes, Rodrigo Britto e Andre Wongtschowski
Valcléia dos Santos Lima Solidade é formada em Gestão Pública e possui especialização em Inovação e Difusão Tecnológica. Nascida em uma comunidade quilombola no interior do Pará, dedica sua vida à Amazônia e acumula mais de 24 anos de experiência na implementação e gestão de projetos socioambientais na região, com especial destaque para o Programa Bolsa Floresta, implementado pela Fundação Amazonas Sustentável, instituição à qual está ligada há mais de 10 anos. À frente dos programas e projetos, tem contribuído como forte liderança nos processos participativos, planejamento e avaliação de ações voltadas para a conservação ambiental, empoderamento de lideranças comunitárias, geração de renda e melhoria da qualidade de vida de mais de 9.600 famílias em 583 comunidades e localidades situadas em unidades de conservação de uso sustentável no estado do Amazonas. Desde de janeiro de 2019 assumiu a função de Superintendente de Desenvolvimento Sustentável.
Idealizador do Renova BR, Eduardo Mufarej é sócio da Tarpon Investimentos desde 2004 e atuou até outubro de 2017 como CEO da Somos Educação, empresa da qual é atualmente Presidente do Conselho de Administração. Ele também atua como Presidente do Conselho da Confederação Brasileira de Rugby, é membro dos Conselhos do Centro de Liderança Pública, do Ranking dos Políticos e da Escola de Negócios da Universidade de Yale.
Luciano Tavares, fundador e CEO da Magnetis, acredita na tecnologia como solução para melhorar e democratizar a gestão de investimentos. Administrador de carteiras credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e planejador financeiro CFP®, Luciano tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Ao longo de sua carreira, fundou a gestora de fundos Nest Investimentos e foi vice-presidente da Merrill Lynch no Brasil. É administrador formado pela Fundação Getúlio Vargas (1995) e tem mestrado em Engenharia Financeira pela Poli-USP (2009). Também está à frente da Napkn Ventures, que criou para realizar investimentos em startups de tecnologia.
Thibaud Lecuyer é co-fundador da Dafiti, o maior e-commerce fashion da América Latina, com faturamento acima de BRL 2 bilhões em 2018. Desde seu lançamento em janeiro de 2011, a Dafiti tem sido uma das empresas de crescimento mais rápido e, seguindo o seu sucesso no Brasil, expandiu para a Argentina, Colômbia e Chile. Hoje o grupo Dafiti emprega mais de 2900 pessoas e tem o maior portfolio na América Latina, com mais de 400 mil modelos. Antes de fundar a Dafiti, Thibaud trabalhou seis anos no JP Morgan, no Alternative Investment Group, em Londres e Genebra. Formado em Economics and Management pela L'Ecole hôtelière de Lausanne, Thibaud tem MBA pelo INSEAD.
Com 30 anos de experiência, Anna Chaia vem de uma longa trajetória em empresas globais, tendo sido Diretora-Presidente da Samsonite Mercosul nos últimos 4 anos, onde desenvolveu e implementou um plano de expansão agressivo no Brasil, Argentina e Uruguai. Além disso, foi também CEO da L ́Occitane e responsável por todo o crescimento da empresa francesa no Brasil, incluindo a criação da marca L ́Occitane au Brésil, que hoje é exportada para mais de 10 países. A executiva também soma atuações expressivas com foco em inovação na Natura, Whirlpool Corporation, Unilever e American Express.
Anna Chaia começou a trabalhar aos 14 anos, morou em diversas cidades pelo Brasil por conta da profissão do pai até fixar residência em São Paulo aos 19 anos e conhece mais de 50 países. É uma profissional com grande capacidade de trabalhar em múltiplos ambientes culturais, uma habilidade desenvolvida nas inúmeras “viagens” que fez pela vida, ora passeando, ora fechando negócios. Tem dois livros publicados: Guia Paris com as crianças (Publifolha) e Descobrindo Nova York com as crianças (Ed. Matrix).
Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Direito pela São Francisco (USP) e MBA pela Dom Cabral, Vasco é um empreendedor em série que fundou a AGV Logística, uma das maiores operadoras Logísticas do país e da qual é Presidente do Conselho. Também fundou uma AgTech, a Fazen, foi presidente do YPO (Young Presidents Organization) no Brasil e é conselheiro de várias empresas de diversos setores.
Fabiana Fagundes é sócia da área de Direito Societário do escritório e membro do grupo de Direito Digital e Novas Tecnologias, atuando no Startup Desk. Possui profunda experiência em assessorar transações complexas de fusões e aquisições, investimentos de private equity e projetos greenfield.
José Eduardo Pieri é sócio e assessora clientes nacionais e estrangeiros em assuntos relacionados à propriedade intelectual. Possui ampla experiência em casos de contencioso e consultivo envolvendo propriedade industrial, direitos autorais, contratos transacionais e lei de publicidade, (incluindo o CONAR, análise de campanhas publicitárias e aprovação de sweepstakes) e privacidade de dados. Dedica-se também a desenvolver e implementar políticas mundiais de compliance e processos para a proteção de informações pessoais e corporativas, transferência transacionais de dados, e fiscalização e gestão da segurança de fornecedores. José Eduardo assessora clientes nas questões de privacidade e ciber segurança em contratos comerciais e operações societárias.
Sócio na Kaszek Ventures, Santiago Fossatti é parte da equipe desde 2011. Hoje é membro do conselho de companhias como LivUp, Hash, Creditas, QuintoAndar, MadeiraMadeira, Docket e PetLove. Também é mentor na Endeavor Brasil. Antes de entrar na Kaszek Ventures, Santiago foi consultor na Value Partners Management Consulting, onde trabalhava em projetos estratégicos e comerciais para várias operadores Telco no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru. Anteriormente trabalhou como Equity Analyst no Banco Galicia, o maior banco privado da Argentina. É formado em Engenharia Industrial pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires (Argentina).
Regina Chamma é Head de Business Development para o Google Play, América Latina.
Com mais de 15 anos de experiência, Regina é formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela FEI, possui especialização em Finanças pelo Ibmec e MBA em Marketing pela FGV. Em sua trajetória profissional, trabalhou no Banco Citibank, Agência F.biz e esta no Google há 10 anos, onde liderou a área de produtos de vendas para a América Latina, a Diretoria de Negócios para as empresas de Tecnologia e Telecom, antes de assumir o Google Play.
Alex Seibel é empreendedor de negócios que promovem benefícios socioambientais e acredita na força dos negócios para reequilibrar a relacão entre natureza e sociedade. É fundador e presidente da POSITIV.A, fundador e Sócio-Fundador da Apolo Energia, Fundador e Presidente do Conselho Consultivo da ARCAH e Sócio da Positive Ventures. Participa também como conselheiro no Sistema B Brasil e no Instituto Akatu.
Graduado em Administração de Empresas em 2008, Alex trabalhou no mercado financeiro e nos negócios de sua família durante quatro anos, passando pelo setor imobiliário e varejista. Atuando como diretor da marca inglesa The Body Shop no Brasil, entrou em contato com a história de sua fundadora Anita Roddick, que mudou radicalmente a forma como ele olhava para o mundo empresarial – ele passou a ver que os negócios poderiam ser organizações fundamentais na transformação positiva social e ambiental e a partir dessa experiência saiu em busca de alinhar sua nova filosofia com a prática. Era o início de sua trajetória no mundo da filantropia e dos negócios de impacto. Em 2018, foi convidado a participar da Positive Ventures, uma Venture Capital que investe em negócios de impacto que usam tecnologia para escalar soluções socioambientais disruptivas.
Como CEO LATAM e Sócio da Founders Intelligence, Alex está na frente da primeira consultoria de estratégias de expansão internacional. Especializado em inovação digital, a missão é auxiliar os atuais clientes em processo de escala a liderar a revolução das suas industrias. Alex também é um advisor Tech for Good para a Founders Pledge, uma organização sem fins lucrativos para dar suporte aos empreendedores líderes que prometeram capital (atualmente avaliado em US$ 1.3 bi) para causas de impacto social.
Fundador e ex-CEO da Becommerce, maior plataforma de gestão de vendas para marketplaces da América Latina, empresa adquirida pelo Mercado Livre em 2017 por R$ 36,5M. Com mais de 18 anos de experiência em marketplace, e-commerce, marketing digital e SaaS B2B, Frederico é consultor, escritor e palestrante, formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, com pós graduação em Executive Management, CEO na FGV. Atualmente, trabalha como Sr. Manager do Mercado Livre Brasil, em São Paulo.
Paulo Batista é fundador e CEO do Alicerce Educação, uma solução inovadora que tem como missão hackear o problema da injustiça social brasileira através de um modelo disruptivo de educação presencial nas periferias brasileiras. Antes disso, Paulo Batista foi fundador e CEO da Dental Cremer, um marketplace omnichannel para dentistas que criou em 2011 em parceria com a empresa Cremer SA e que foi do zero a R$ 1.2bi de fatutamento em sete anos. Após a venda da Dental Cremer para a multinacional americana Henry Schein, Paulo Batista resolveu se dedicar à causa do Apartheid brasileiro trazendo um viés empreendedor e tech para esse que é o maior problema do país. Formado em Direito pela USP, Batista trabalhou previamente no mercado financeiro, tendo passado por casas como GP Investimentos (Private Equity) e Goldman Sachs (Investment Banking).
Mr. Franklin is an Executive Principal at Klaff Realty, he has extensive experience as both an entrepreneur and institutional investor. He is the co-founder of Exxpon, a real-estate investment fund based in Sao Paulo, Brazil. Previously, he worked for Walton Street Capital from 2008 to 2012 where he focused on acquisitions in Mexico and Brazil. From 2004 to 2006, he worked as an analyst within Merrill Lynch’s financial institutions and mergers and acquisitions group for Latin America in New York. Mr. Franklin received a degree in industrial engineering from the Universidad Iberoamericana, where he graduated with academic excellence in 2003, and an MBA from the Kellogg School of Management at Northwestern University in 2008. He holds dual citizenship from the United States and Mexico and is based in Sao Paulo, Brazil.
Marília é líder criativa e curadora de experiências de aprendizagem. Nascida em São Paulo e baseada em Berlim, Alemanha, é relações-públicas por formação, estrategista e empreendedora por natureza, e apaixonada por educação. Além da atuação corporativa, Marília lecionou Marketing e Planejamento Estratégico na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e é frequentemente convidada para palestrar em eventos e workshops. Como “Diretora de Estratégia e Inovação” da Berlin School of Creative Leadership – uma escola de negócios que tem como missão tornar mentes criativas em grandes líderes criativos – Marília lidera um time multidisciplinar em marketing, comunidade, gestão de dados e gestão de projetos. Entre suas principais atribuições, estão a curadoria de conteúdo, moderação e desenvolvimento de programas customizados em Educação Executiva para multinacionais, startups, grandes festivais e associações. Pela Berlin School of Creative Leadership já passaram grandes nomes da indústria criativa global, que se formaram no exclusivo MBA Executivo em Liderança Criativa, do qual Marília Lobo é também alumni.
Sobre a Berlin School foi fundada em 2006 com o lançamento do primeiro programa de Executive MBA, feito sob-medida para as indústrias criativas. A escola foi formada por um grupo de executivos das indústrias criativas que acreditavam que a criatividade e liderança são chave para qualquer negócio ter sucesso e inovar. Hoje, como testemunhas de uma mudança global na maneira de se fazer negócios, usar a tecnologia e comunicar, essa crença continua como parte integral da filosofia da escola.
Mediado por Marilia Lobo
Marília é líder criativa e curadora de experiências de aprendizagem. Nascida em São Paulo e baseada em Berlim, Alemanha, é relações-públicas por formação, estrategista e empreendedora por natureza, e apaixonada por educação. Além da atuação corporativa, Marília lecionou Marketing e Planejamento Estratégico na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e é frequentemente convidada para palestrar em eventos e workshops. Como “Diretora de Estratégia e Inovação” da Berlin School of Creative Leadership – uma escola de negócios que tem como missão tornar mentes criativas em grandes líderes criativos – Marília lidera um time multidisciplinar em marketing, comunidade, gestão de dados e gestão de projetos. Entre suas principais atribuições, estão a curadoria de conteúdo, moderação e desenvolvimento de programas customizados em Educação Executiva para multinacionais, startups, grandes festivais e associações. Pela Berlin School of Creative Leadership já passaram grandes nomes da indústria criativa global, que se formaram no exclusivo MBA Executivo em Liderança Criativa, do qual Marília Lobo é também alumni.
Sobre a Chie Integrates: A Chie é uma organização que se propõe a influenciar um ecossistema de parceiros em diversos papéis, que compartilham o propósito de contribuir para a transformação da sociedade por meio das organizações, que por sua vez evoluem pela transformação das pessoas e suas relações no contexto do trabalho.
A empresa foi fundada por Marcelo Lopes Cardoso e se apresenta de forma bastante atuante no universo das consultorias desde 2015. Marcelo é administrador com extensão pela Kellog Northwestern e ocupou posições de liderança ao longo dos últimos 25 anos em empresas como Método Engenharia, GP Investimentos (quando foi presidente do Hopi-Hari), DBM LHH, Natura e Fleury.
Ministrado: por Marcelo Cardoso
Big Data é um tema conhecido e fundamental em todas as organizações que estão competindo em um cenário global de uma imensa quantidade de informações produzidas no mundo. Mas muitas vezes a grande chave para a inovação e transformação está escondida dentro da bota de um cortador de cana no interior da Paraíba ou mesmo no meio do quarto de uma criança em Berlim. SmallData são esses pequenos detalhes que podem mudar tudo e que você não vai conseguir captar se não estiver lá, na vida das pessoas, entendendo suas emoções e seus reais desejos.
Sobre a Inventta
A Inventta é uma das mais importantes consultorias de Inovação e Estratégia no Brasil e Colômbia.
Desde quando a inovação começou a frequentar as pautas estratégicas na América Latina a Inventta tem ajudado negócios a se reinventarem ou desenvolver outros novos. Os clientes da Inventta a procuram em busca de: aconselhamento de líderes em questões de crescimento e inovação; facilitação do processo de planejamento estratégico do negócio e das áreas; condução de pesquisas qualitativas e quantitativas com clientes e consumidores; desenho, prototipagem, refinamento e lançamento de novos negócios, produtos e serviços; aprimoramento do seu processo de desenvolvimento e lançamento de produtos; desenho de modelos de Corporate Venture e relacionamento com startups; desenho e conexão da sua estratégia de tecnologia à do negócio e mercado; modelagem e estruturação de centros de inovação e condução de treinamentos para expandir a capacidade de inovação das equipes.
Mediado por Vinicius Scarpa e Leonardo Dornelas
Sobre Vinícius
Possui dupla graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp e Engenharia da Inovação com Master em Gestão da Inovação pela École Polytechnique de Paris. Com passagem pela Bosch, ajudou a companhia a estruturar e rodar a área de novos negócios, gerando novos modelos de negócio para a agricultura de grãos nos mercados brasileiro e argentino. Atualmente é gerente de projetos na Inventta, onde se dedica a projetos de estratégia e inovação e é especialista em inovação em modelos de negócio, com mais de 7 anos de experiência em projetos para empresas como Boticário, Whirlpool, Fibria, Kimberly-Clark, BASF e Cargill.
Sobre Leonardo
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal doe Viçosa, Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte) com ênfase em Comportamento do Consumidor e especialista em Estratégias de Inovação, Desenvolvimento e Implementação de Novos Produtos pela The University of Chicago | Booth School of Business. Trabalhou em multinacionais como Unilever, Portugal Telecom e Fiat Automóveis. Em 2012 foi convidado a se juntar à Inventta, onde é o especialista em processos de desenvolvimento de produtos e serviços, pesquisa etnográfica aplicada, desenvolvimento e estruturação de portfólio de produtos e branding.
Em 2012 a Harvard Business Review afirmou que a carreira de cientista de dados seria a profissão mais sexy do século XXI. O que aconteceu nos anos seguintes? Vamos descobrir juntos, explorando detalhes e tendências de uma das áreas que mais cresce na atualidade.
Sobre a Digital House
Digital House nasce da paixão de criar talentos em tecnologia e disciplinas digitais. Acreditamos que essas novas habilidades são aprendidas praticando, fazendo e experimentando. Nossa proposta é desenvolver novas gerações de coders e profissionais do mundo tecnológico para que sonhem, inovem e criem o novo futuro digital.
Mediado por José Borbolla Neto
Coordenador dos cursos de Data Science e Data Analytics da Digital House Brasil, consultor em Business Analytics na Cappra Data Science e fundador da Branded Brain, consultoria que atua com projetos transversais nas áreas de dados, educação, cultura organizacional e novos modelos de negócio. Já desenvolveu projetos em clientes como Rede Globo, SEBRAE, Itaú, Santander, Galp (Portugal), Whirlpool, Oi, Natura e Mercado Livre. Por três anos foi professor e criador/coordenador de curso na Perestroika, a maior escola livre de atividades criativas da América Latina. Atuou também nas áreas de marketing/publicidade em empresas como Crane, FLAG e Amil. Na dimensão acadêmica, realizou cursos nas áreas de Marketing, Branding, Liderança (Schumacher College - UK), Storytelling, Data Science, Empreendedorismo e Redes.
Como o design de experiência pode contribuir para um produto digital ainda melhor? Muitos empreendedores acabam deixando essa importante pergunta em segundo plano e perdendo importantes insights que um projeto de UX Design pode trazer durante o processo de construção de seu produto. Nesse workshop, Rodrigo Correia da Super Duper vai apresentar casos reais de como o UX Design pode, além de trazer uma experiência de navegação melhor, estruturar dados e até gerar novos sub-produtos para sua empresa.
Sobre Super Duper
Super Duper é um estúdio de design digital atuando há três anos no desenvolvimento de plataformas para aproximar marcas e consumidores focando na experiência no usuário.
Mediado por Rod Correia
A Teoria U é uma metodologia desenvolvida nas últimas duas décadas por Otto Scharmer, do MIT, para formar lideranças capazes de co-criar profundas inovações sistêmicas para questões complexas. Na sua essência, provoca um update no nosso sistema operacional para conseguirmos operar em padrões de consciência que saem do ego e vão para o eco.
Rafael Maretti aprendeu a Teoria U com Otto Scharmer em Boston e é o facilitador deste workshop. Ele vai apresentar um compilado do que existe de mais moderno na área de desenvolvimento pessoal e coletivo, um aprendizado que vale para pessoas, times e organizações conseguirem endereçar os grandes desafios da atualidade ao se conectar com o futuro emergente.
Sobre a Base Colaborativa
A Base Colaborativa é uma associação sem fins lucrativos que conecta pessoas, organizações e sociedade com a verdadeira revolução da inovação social. Criamos espaços generativos que permitem às pessoas serem sua melhor versão e descobrirem o seu jeito único de se tornarem agentes de transformação. Por trás das múltiplas causas e visões de mundo temos uma intencionalidade compartilhada que se potencializa por meio do nosso trabalho em rede. Na prática, temos projetos sociais e um braço de educação que desenvolve líderes para enfrentar os grandes desafios da humanidade.
Mediado por Rafael Maretti
Rafael Maretti fez Direito na GV e trabalhou comoadvogado consultivo na área de Project Finance. Em 2009 fundou a BaseColaborativa e em 2013 largou a vida corporativa para focar só na Base.Hoje cataliza projetos, cursos e rede lá, além de facilitar o curso deTeoria U que aprendeu com o Otto em Boston, o Felizofia - Introdução à Psicologia e o Panapanã -Viagem de imersão e auto-conhecimento.
Na busca pela inovação, o erro tem sido cada vez aceito como parte do processo. Por vezes, tem sido até cultuado. Essa oficina é um convite para um mergulho no mundo do erro para investigar suas diferentes facetas, formas e funções. Quem facilita o workshop são Luis e Daniel, sócios da Nodal, consultoria que surge da convergência entre inovação e estratégia.
Sobre a Nodal
A Nodal é uma consultoria que surge da convergência entre inovação e estratégia. Somos uma consultoria sem equipe de consultores ou consultores associados. Aqui, quem entrega o valor são os próprios sócios. Acreditamos que consultoria pode conjugar criação de valor com simplicidade e leveza.
Mediado por Daniel Saad e Luis Eduardo de Carvalho
Luis:
Sócio da Nodal Consultoria, economista (UNICAMP) e mestre em Estratégia pela PUC-SP. Professor / Palestrante em Importantes Escolas de Negócios no Brasil, como FGV, FDC e FIA. Colaborador nos livros “Business Model Generation”e “Gestão da Estratégia”e Co-autorde artigo publicado pela Harvard Business School Press (Balanced Scorecard Report). Co-autor de artigo sobre Estratégias Emergentes para a revista HSM Management – (Janeiro 2013). Mais de 15 anos atuando como consultor em diversos projetos de Planejamento Estratégico e Inovação, no Brasil e exterior.
Daniel:
Sócio da Nodal Consultoria, formado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, com aprimoramento em Engenharia de Produção na Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métiers (França). Atua há mais de 15 anos como consultor de estratégia e inovação ajudando organizações a desenhar planos de futuro e a desenvolver novos negócios e ofertas. Atuou como especialista em projetos de desenvolvimento do ecossistema de inovação com MCTIC, ABDI, Sebrae, ANPEI, entre outros atores do Sistema Nacional de Inovação. Participa como mentor e facilitador em iniciativas relacionadas a startups e empreendedorismo como: Startup Farm, Desafio Brasil e Tropos Lab. É coordenador do MBA em Business Innovation da FIAP
O futuro é das marcas humanizadas? Este workshop vai explorar os principais movimentos globais que impactam a vida de consumidores e influenciadores e como, na prática, marcas líderes estão se relacionando com a cultura. Rony Rodrigues e Marcella Franco são fundadores da Aurora 3 – agência de estratégia criativa e branding que decodifica e cria experiências e narrativas que conectam consumidor, cultura e marcas de forma aliada à ética e à estética.
Sobre a Aurora 3
Aurora 3 é uma agência de estratégia criativa e branding com visão integral que decodifica e cria experiências e narrativas que conectam consumidor, cultura e marcas aliadas à ética e à estética. Criada em Nova York e sediada em São Paulo, a Aurora 3 é uma spin off da Box 1824.
Mediado por Rony Rodrigues e Marcella Franco
Rony Rodrigues:
Empresário brasileiro, co-fundador da Box1824, a principal empresa de pesquisa e tendências de consumo na América Latina, Rony também é sócio de outras quatro empresas nas áreas de comunicação, estratégia, videogames e moda. Rony ganhou um Leão no Festival de Cannes aos19 anos de idade para o cliente Senador/Memphis. Trabalhou nos últimos 20 anos para empresas como Unilever, InBev, Inhotim, Samsung, Nike, Vivo, RedBull,Fiat, Pepsico, Melissa, Globo, C&A, assim como o Comitê OlímpicoInternacional RJ. No ano de 2010, Rony lançou com a Box o vídeo “We All Want to be Young”, retratando a geração "Millennials". Em 2012 lançou mais umvídeo “All Work and All Play” que explora as novas relações com o trabalho comparando diversas gerações. Rony também é palestrante oficial do Harold Tribune para assuntos relacionados ao mercado de luxo, palestrou no DLD de Munique no painel "Post 89" a convite do curador Hans Ulrich. Em 2014 junto com a Box e o coletivo de K-HOLElançou na Serpentine Gallery em Londres o estudo “Youthmode: Normcore” quese popularizou no mundo inteiro. Em 2015 foi o curador do Pavilhão do Brasil naExpo 2015 em Milão. Em 2016 co-fundou a Aurora 3 em Nova Iorque em que hoje é CEO e onde lançou um estudo chamado The New American Dream realizado em 7 estados americanos, o ensaio GenExit sobre o comportamento emergente dos jovens e foi consultor da pesquisa TRUGEN realizada pela Box 1824 em parceria com a McKinsey em2017.
Marcella Brito Franco:
Marcella Brito Franco é co-founder daAurora 3 que nasceu em New York em 2016 e veio para o Brasil no inicio de 2018.Hoje é Chief Design Officer e Manager Director da Aurora 3 de ambas as unidades. Trabalhou por 7 anos na Box 1824 como Head of Design atendendo clientes como Ambev,InBev, Melissa, Globo, Itaú, PepsiCo, Nike, Adidas, C&A e Grupo Jereissati.Em 2010 participou da direção de arte do video “We all want to be young”que retrata a geração dos Millennials bem como do video lançado em 2012, “All Work and All Play”, que explora as relações com o trabalho entre diversas gerações. Em2015 dirigiu a concepção criativa e o environmental branding do HQ da Anheuser-Busch InBev em Nova Iorque, localizado no Chelsea, em 2016 lançou através da Aurora 3 o The New American Dream, estudo realizado em 7 estados americanos que retrata os sonhos, medos e comportamentos da geração jovem norte-americana, em 2017, assinou a direção de arte de GenExit, um ensaio sobre o comportamento emergente dos jovens disponível em genexit.io e participou como consultora do estudo sobre geração Z ~ TrueGen ~ conduzido pela Box 1824 em parceria com a McKinsey também em 2017. And last but not least, true-millennial, capricorniana com ascendente em touro e lua em escorpião.
Volátil, incerto, complexo e ambíguo: o mundo passa por profundas mudanças em ciclos cada vez mais curtos. Mercados e indústrias são transformados por novos comportamentos de consumo, tecnologias emergentes e modelos de negócio provocadores, de forma que as organizações não conseguem mais responder a seus desafios de crescimento e rentabilidade através do business as usual. Nesse contexto, as organizações ambidestras equilibram esforços de inovação incrementais e disruptivos a fim de garantir crescimento sustentável em um ambiente de incertezas. De conceito aspiracional a realidade desafiadora, a busca do convívio entre execução e transformação provoca organizações de fronteira e viabiliza novas possibilidades para o futuro dos negócios.
Mediado por Vinícius Scarpa e Leonardo Dornelas
Sobre a Inventta
A Inventta é uma das mais importantes consultorias de Inovação e Estratégia no Brasil e Colômbia.
Desde quando a inovação começou a frequentar as pautas estratégicas na América Latina a Inventta tem ajudado negócios a se reinventarem ou desenvolver outros novos. Os clientes da Inventta a procuram em busca de: aconselhamento de líderes em questões de crescimento e inovação; facilitação do processo de planejamento estratégico do negócio e das áreas; condução de pesquisas qualitativas e quantitativas com clientes e consumidores; desenho, prototipagem, refinamento e lançamento de novos negócios, produtos e serviços; aprimoramento do seu processo de desenvolvimento e lançamento de produtos; desenho de modelos de Corporate Venture e relacionamento com startups; desenho e conexão da sua estratégia de tecnologia à do negócio e mercado; modelagem e estruturação de centros de inovação e condução de treinamentos para expandir a capacidade de inovação das equipes.
Sobre Vinícius
Possui dupla graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp e Engenharia da Inovação com Master em Gestão da Inovação pela École Polytechnique de Paris. Com passagem pela Bosch, ajudou a companhia a estruturar e rodar a área de novos negócios, gerando novos modelos de negócio para a agricultura de grãos nos mercados brasileiro e argentino. Atualmente é gerente de projetos na Inventta, onde se dedica a projetos de estratégia e inovação e é especialista em inovação em modelos de negócio, com mais de 7 anos de experiência em projetos para empresas como Boticário, Whirlpool, Fibria, Kimberly-Clark, BASF e Cargill.
Sobre Leonardo
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal doe Viçosa, Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte) com ênfase em Comportamento do Consumidor e especialista em Estratégias de Inovação, Desenvolvimento e Implementação de Novos Produtos pela The University of Chicago | Booth School of Business. Trabalhou em multinacionais como Unilever, Portugal Telecom e Fiat Automóveis. Em 2012 foi convidado a se juntar à Inventta, onde é o especialista em processos de desenvolvimento de produtos e serviços, pesquisa etnográfica aplicada, desenvolvimento e estruturação de portfólio de produtos e branding.
Ricardo Sapiro e Erik Galardi, da Touch Branding, trazem para este workshop os dois princípios que formam marcas fortes: ter um ponto-de-vista claro e mobilizador sobre a vida do cliente/consumidor e garantir consistência de execução em todos os pontos de contato. Agência especializada no desenvolvimento de posicionamento de marca, a Touch fundada por Erik, Ricardo e Simon Clift, ex-executivos seniores de Marketing com experiência nacional e internacional em empresas como Unilever e Natura.
Sobre Touch Branding
Agência especializada no desenvolvimento de posicionamento de marca, fundada por Erik Galardi, Ricardo Sapiro e Simon Clift, ex-executivos seniores de Marketing com experiência nacional e internacional em empresas como Unilever e Natura. A Touch se baseia em dois princípios que formam marcas fortes: ter um ponto-de-vista claro e mobilizador sobre a vida do cliente/consumidor e garantir consistência de execução em todos os pontos de contato. M.Dias Branco, Hypera, Melitta, Johnson & Johnson, Sanofi, Arezzo, GPA, Petrobras, Votorantim, Natura, Gerdau e Suzano.
Mediado por Ricardo Sapiro e Erik Galardi
Ricardo Sapiro:
Ex-executivo de empresas como Johnson & Johnson e Unilever, Ricardo Sapiro liderou marcas como Omo, Brilhante e Seda, tanto em âmbito nacional quanto global. Foi parte do time que liderou o lançamento global do posicionamento “Porque se sujar faz bem” para Omo, um case consagrado em bens de consumo e que inspirou a metodologia da Touch.
Erik Galardi
Ex-executivo de empresas como Unilever e Natura, liderou marcas como Arisco, Becel e Natura Tododia. Nessa última, com o posicionamento “Toda rotina tem sua beleza”, levou a marca a ser o principal negócio da Natura, também inspirando a metodologia da Touch.
O comportamento e atitude de quem inova.
Sobre Anna Chaia
Com 30 anos de experiência, Anna Chaia vem de uma longa trajetória em empresas globais, tendo sido Diretora-Presidente da Samsonite Mercosul nos últimos 4 anos, onde desenvolveu e implementou um plano de expansão agressivo no Brasil, Argentina e Uruguai. Além disso, foi também CEO da L ́Occitane e responsável por todo o crescimento da empresa francesa no Brasil, incluindo a criação da marca L ́Occitane au Brésil, que hoje é exportada para mais de 10 países. A executiva também soma atuações expressivas com foco em inovação na Natura, Whirlpool Corporation, Unilever e American Express.
Anna Chaia começou a trabalhar aos 14 anos, morou em diversas cidades pelo Brasil por conta da profissão do pai até fixar residência em São Paulo aos 19 anos e conhece mais de 50 países. É uma profissional com grande capacidade de trabalhar em múltiplos ambientes culturais, uma habilidade desenvolvida nas inúmeras “viagens” que fez pela vida, ora passeando, ora fechando negócios. Tem dois livros publicados: Guia Paris com as crianças (Publifolha) e Descobrindo Nova York com as crianças (Ed. Matrix).
Ser orientado por um propósito é desafiador e exige um compromisso contínuo. Como uma empresa descobre seu propósito? E, ainda mais importante, como a organização vive esse propósito, garantindo que seja uma força orientadora coerente para todas as decisões e atividades? Neste workshop Lourenço Bustani e Victor Cremasco, da Mandalah, compartilham informações práticas para você expandir sua organização por meio da adoção de uma abordagem aos negócios orientada por um propósito.
A Mandalah é uma consultoria global em inovação consciente que tem como propósito acelerar a mudança dentro das organizações para que se enxerguem como forças transformadoras da sociedade
e do planeta, não apenas alimentando o mercado de consumo, mas entregando principalmente saúde e alegria para as pessoas.
Sobre a Mandalah
Nosso propósito é acelerar a mudança dentro das organizações para que se enxerguem como forças transformadoras da sociedade
e do planeta, não apenas alimentando o mercado de consumo, mas entregando principalmente saúde e alegria para as pessoas. Para nós, essa mudança só será sustentável se acontecer no coração dos negócios, traduzida na criação de produtos, serviços, estratégias, culturas, processos e mensagens que conciliem a tão importante busca por lucro com a tão necessária busca por propósito. Abraçando o valor compartilhado como visão de mundo, temos como certo e não-negociável que a organização do futuro se dará bem a partir do bem que promover.
Como liderar em um mundo interconectado, não-linear e relacional? Como desenvolver uma participação mais consciente na complexa teia de relações de que fazemos parte e que constitui a cada dia o nosso mundo, tal como ele é, e com todo potencial de transformação possível?
Vivemos tempos de transição. Tempos em que mudar não é mais uma opção e sim uma necessidade, e isso torna-se cada mais perceptível, seja nos âmbitos pessoal, social ou planetário. Porém, mesmo desejando uma transformação, parece difícil saber como. Nessa oficina Juliana Schneider, diretora e co-fundadora da Escola Schumacher Brasil, explora alguns desses questionamentos e introduz conceitos chaves da Teoria da Complexidade e do Caos, que revelam um mundo interconectado, não-linear e relacional.
Sobre Juliana Schneider
Juliana é diretora e co-fundadora da Escola Schumacher Brasil, e na última década facilitou inúmeros processos de aprendizagem - entre cursos no Schumacher Inglaterra e Brasil, além de instituições educacionais diversas e organizações. Sua prática é informada pelos insights das Ciências da Complexidade e pela Fenomenologia, áreas que estuda desde seu mestrado em Ciências Holísticas no Schumacher College (2011) e que desde então tem aprofundado nos seus diferentes envolvimentos como líder, consultora, empreendedora. É também doutoranda no Schumacher Worldwide Community for Research in Practice, investigando a experiência do risco no processo de organização humana e os diferentes fenômenos que constituem a vida nas organizações como mudança, cultura, inovação, liderança, e outros.
Em um mundo em constante transição, ter uma profissão, construir uma carreira e uma vida pessoal estruturada em moldes que a sociedade nos transmitiu durante gerações deixaram de ser o status quo. A ideia de dedicar-se a um propósito somente depois de consolidar a própria carreira também está ultrapassada. Existe uma nova forma de viver e trabalhar, com propósito aqui e agora, ou seja, fazer aquilo que ama, no qual é competente, que o mundo precisa e que pode remunerá-lo.
Ana Siqueira, Alexandre Buss e Cindy Carbonari são de três gerações e backgrounds diferentes com um ponto em comum: escolheram viver e trabalhar com propósito. Baseado em uma visão sistêmica, o trio desenvolveu uma metodologia especialmente para este workshop da blastU que vai mostrar como podemos re-criar a maneira que queremos viver e trabalhar, com um propósito pessoal integrado a um propósito maior que envolve sociedade, sustentabilidade, espiritualidade, saúde e bem-estar.
Transformação baseada em escolhas baseadas em propósito.
Saber falar diante de grupos pequenos ou grandes é uma habilidade que deixa as pessoas muito mais poderosas mas, apesar de crucial, é negligenciada nos locais de trabalho modernos. Diretora de Aprendizagem na The School of Life Brasil, a coach e facilitadora Mônica Barroso vai mostrar neste workshop como é possível desenvolver e dominar essa habilidade. Os participantes verão como superar as barreiras mais comuns para a comunicação efetiva em público; vão explorar estratégias para superar a ansiedade e autoconsciência durante apresentações; e aprenderão como apresentar informações com mais clareza e de uma maneira mais engajadora.
Mônica Barroso é consultora, facilitadora e coach com foco em apoiar indivíduos, grupos e organizações na aventura de realizar seu propósito por meio de um caminho profissional significativo e autêntico. Formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, com MSc e PhD em Políticas Sociais pela London School of Economics, trabalha desde 2000 no campo do desenvolvimento socioambiental.
Sobre The School of Life
A The School of Life se dedica a desenvolver inteligência emocional e a explorar as questões fundamentais da vida em torno de temas como trabalho, amor, sociedade, família, cultura e, principalmente, o auto-conhecimento. Não temos todas as respostas, mas vamos guiá-lo na direção de uma variedade de ideias úteis – de filosofia à literatura, psicologia à artes visuais – que vão estimular, provocar, nutrir, alegrar e consolar.
No atual mundo V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo e ambíguo), não há tempo para muitas trocas entre todos os departamentos de uma empresa para que um problema seja detectado e uma solução tática venha à tona. Isabel Villela da Redhead Estratégia de Marca e Paula Rizzo da e*ideas Inspiração Criativa e Estratégica, com suas expertises complementares, mapeiam inspirações criativas e estratégicas e dinâmicas de consumo para detectar com precisão o real problema a ser desatado e produzir com criatividade e inovação a solução mais adequada para solucioná-lo. Neste workshop a dupla compartilha sua dinâmica e olhar para a resolução de um problema de negócio com o uso de metodologias de design thinking, UX Design e um certo borogodó. As soluções podem vir das mais simples até as mais complexas. A ideia é ativar um "changing behavior", que pode vir de posicionamento estratégico de marca, um novo produto, uma experiência engajadora, alinhamento de cultura interna...
Sobre Paula Rizzo e Isabel Villela
Com expertises complementares, Paula Rizzo mapeia inspirações criativas e estratégicas e Isabel Villela explora dinâmicas de consumo, a dupla têm formado uma parceria com vários cases de sucesso, unindo: conhecimento de cenários, práticas e tendências inovadoras Brasil e mundo afora, entendimento de dinâmicas de consumo locais (B2B ou B2C) que se relaciona com o atual cenário, tendências e práticas. RESULTANDO NAS MELHORES E MAIS CERTEIRAS APLICAÇÕES TÁTICAS DAS SOLUÇÕES DE PROBLEMAS DE NEGÓCIO
“As pessoas valorizam o que elas ajudaram a criar e construir”. Esta é a base da filosofia de trabalho de Mari Camardelli, fundadora e diretora criativa da Altos Eventos. Neste workshop ela convida os participantes a explorar insights e metodologias de co-criação que aproximem perguntas de inovação de respostas reais e úteis para seus projetos. Como uma pesquisa dentro de um processo de design e uma pesquisa de mercado são diferentes? Como conversar com seus usuários? Mari mostrará o quanto reunir stakeholders e entender suas diferentes perspectivas, dores e anseios pode ser relevante para se projetar melhores experiências, produtos e serviços.
Sobre a Altos Eventos
Utilizamos metodologias e ferramentas de design para criar experiências incríveis de eventos. Fazemos isso há 8 anos no Brasil e no mundo e somos a única empresa brasileira com certificação em Event Design Canvas. Desenhamos e produzimos eventos de conteúdo que impactem o mundo de forma positiva e após 5 anos de estudos nas áreas de Design Thinking, Human Centered Design e Design de Serviços, criamos a nossa própria metodologia para ajudar não apenas nossos clientes, mas todas as pessoas que estejam interessadas em aplicar o Design à criação e planejamento de eventos.
Mediado por Mariana Camardelli (fundadora e diretora criativa)
Mari é formada em Marketing,especialista em Design Estratégico pela SVA/NYC e certificada em Design de Eventos pela EDC/Amsterdam. Apaixonada pelo tema, começou a estudar Design Estratégico e decidiu aplicar diversas ferramentas de Design deServiços para desenhar experiências de eventos. Empreendedora há nove anos, atende as marcas Bradesco e Natura. Além disso é consultora de Design de Eventos para a ThoughtWorks Brasil. Dá aulas de Design deEventos e treina pessoas e Empresas nesta abordagem estratégica de construção de projetos. Com 15 anos de experiência em eventos, é fundadora e diretora criativa da Altos Eventos há 8 anos, uma empresa de design de eventos. É madrasta de dois, mãe de uma, apaixonada por educação, aprendiz de Master Chef nas horas vagas e escritora de textão nas redes sociais.
A palavra aqui é performance. Ser cada vez mais produtivo, organizado e capaz de executar seu máximo para gerar melhores resultados em menos tempo. Ser acima da média, fora da curva. Nesse workshop da Conquer – escola aceleradora de pessoas desenvolvida no Vale do Silício – Mariana Rigoni trará 5 hacks do mundo da alta performance, ou seja, habilidades práticas que realmente fazem a diferença para um profissional se destacar e chegar mais longe, independente de sua área de atuação.
Sobre a Escola Conquer
A Conquer nasceu da nossa insatisfação com as instituições tradicionais – faculdades e pós-graduações -, que focam muito na parte teórica e não ensinam as habilidades práticas que realmente fazem a diferença para um profissional se destacar e chegar mais longe.
Por isso fomos até o Vale do Silício, região mais inovadora do mundo, desenvolver uma metodologia diferenciada, que impacta imediatamente os resultados dos nossos alunos, bem como desenvolve neles as mesmas habilidades de profissionais acima da média e empreendedores fora da curva. Habilidades que todos aqueles que desejam atingir grandes resultados precisam dominar, independente da área de atuação.
Portanto, se você não se contenta com o médio, se deseja mais, se acredita que possui um grande potencial e quer se desenvolver, se realmente está disposto a fazer acontecer, então #tamojunto. A Conquer é o lugar certo para você.
Mediado por Aline Gomes
Aline Gomes é Head da Conquer São Paulo. Responsável pelas operações das unidades e dos cursos in company para os estados de SP e RJ.
Atuou como Executiva de RH por 15 anos atendendo operações no Brasil e América Latina em empresas como Accenture, Ambev, Philip Morris e Bridgestone.
Empreendedora da Make Different e do Blog Sacadas de Carreira, professora do módulo de Liderança da Conquer.
Uma inquieta que ama acelerar a performance dos profissionais, apaixonada por desenvolvimento e treinamento.
Aline é formada em Psicologia, Pós Graduada em Administração de Empresas e Master Coach com 5 certificações.
Objetivo: Refletir sobre os desafios emocionais da economia GIG e o papel do líder nesse contexto
1) Mapear os desafios emocionais impostos pelos novos modelos de negócio e relações de trabalho contemporâneas (start-ups, economia GIG) sob a perspectiva dos líderes e liderados;
2) Identificar quais são as competências de liderança que impactam positivamente a performance do time e o engajamento individual;
3) Ressaltar a importância do líder considerar aspectos organizacionais objetivos (ex: estratégia, governança, processos) e subjetivos (ex: dinâmicas inter-pessoias, expectativas, fantasias) para garantir a efetividade e sustentabilidade das relações inter-pessoais e portanto do negócio.
Sobre a Kampas
Consultoria fundada por Mônica Fix e Toya Lorch especializada na condução de processos de transição de pessoas, times, sócios e/ou empresas. Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento contínuo na busca de condições favoráveis ao alto desempenho. Os resultados de nossas intervenções são observados em quatro níveis: organização, time, liderança e indivíduo.
Realizamos Projetos de Gestão de Mudança, Coaching de Time, Coaching Executivo e Coaching de Carreira.
A sua ideia é disruptiva, o MVP foi promissor, o serviço ou produto foi lançado e… as coisas não aconteceram exatamente como você previa. As pessoas não percebem o valor da ideia, os números do business plan parecem agora inatingíveis, o caixa continua queimando e você começa a questionar tudo. Se este enredo lhe é familiar então este workshop pode ser útil para você.
Neste workshop, os sócios da Skuad: Patrice Lamiral (Lead Strategist) e Bruno Oyama (Lead Designer) irão compartilhar alguns aprendizados e metodologias que podem contribuir para um crescimento mais rápido - e menos oneroso - de novos negócios. A proposta deste bate-papo é dividir um pouco das experiências acumuladas atuando diariamente com mais de 20 startups nos últimos 4 anos e que enfrentavam desafios similares.
Sobre a Skuad
Skuad é uma consultoria “hands on" de negócios, marketing e design especializada em Startups. Desde 2015 vem contribuindo com sua visão estratégica aliada à capacidade de execução para desenvolver novos modelos de negócio acelerando o ganho de tração e escala.
Diferente dos modelos tradicionais de aceleração, a Skuad atua no dia a dia das startups propondo e executando de forma ágil novas táticas de aquisição, ativação, retenção e recuperação de clientes. Em 4 anos de atividade a Skuad já atuou junto a mais de 20 startups brasileiras dos mais variados segmentos incluindo fintechs, wellness, varejo, energia, esportes e educação.
Mediado por Patrice Lamiral e Bruno Oyama Cammarosano
Aprenda a fazer compras com um olhar diferente para as embalagens que você consome no seu dia a dia.
Daremos um panorama de critérios para para escolhermos melhor as embalagens dos produtos que consumimos e até poder questionar marcas a fazerem o mesmo.
Sobre a Parangolé:
A Parangolé é uma empresa que pesquisa soluções para a equação entre consumo e geração de resíduos. Atuamos com consultoria em embalagens, consumo e descarte e na venda de produtos descartáveis de menor impacto ambiental.
Parangolé nasce olhando para resíduos de fim de festa e lança uma marca que tem como característica principal o cuidado com os descarte desses produtos. Todos eles foram pensados para não agredir o meio ambiente. Depois de 10 anos a empresa da um salto e começa a fazer consultoria em embalagens para supermercados, consumo e descarte. Por conta de todo essa pesquisa e estudo aumenta o portifólio com venda de produtos descartáveis de menor impacto ambiental.
Mediado por Maria Mazzuchelli e Raquil Lange
Como criar novas atitudes? Como criar respostas favoráveis ao nosso amadurecimento? Autoinfluência é algo que se pode desenvolver. E é uma ferramenta poderosa principalmente em momentos mais difíceis. A realidade é que situações negativas acontecem, mas podemos influenciar a maneira como lidamos com elas. Neste workshop Dani Oliveira vai guiar os participantes em uma meditação para que se aproximem de seu processo formativo e criativo de vida e assim compreendam seus padrões emocionais e aprendam a influenciá-los.
Sobre a fundadora da Zenciência
Daniela de Oliveira é psicóloga, Pós-graduada em Psicologia do Esporte e em Práticas Psicológicas Institucionais. Mais de uma década de intensa atuação na área. Fundadora do Zensciência e intensa experiência em práticas meditativas há mais de quinze anos. Formação em Criatividade e Inovação pela Penn State University. Graduada no Instituto Body Mind Movement em Educação Somática, Psicologia e Anatomia Sensível. Em formação no Instituto de Psiquiatria - IPQ-HCFMUSP - em Transtornos do Controle de Impulso. Formada em Life, Coaching e Executive Coaching
Pesquisas mostram que ter o nível certo de confiança nos torna mais simpáticos, produtivos, influentes e, essencialmente, bem-sucedidos. É por isso que quase metade de todos os empregadores dizem buscar confiança ao contratar. Neste workshop Stephen Little trabalhará com os participantes temas como: os desafios e benefícios de se sentir confiante e parecer confiante no trabalho e na vida; as ‘vozes internas’ que guiam a forma como nós pensamos e como podemos nos conectar com vozes internas mais positivas, encorajadoras e úteis; formas de responder positivamente a obstáculos sem perder a confiança; técnicas para reconhecer e evitar a autossabotagem; praticar demonstrar confiança e promover as próprias capacidades.
Irlandês radicado no Brasil, Stephen Little é físico e budista ordenado, formado no método “Breathworks”, Inglaterra, e pelo líder mundial Michael Chaskalson, especialista em Atenção Plena (Mindfulness). Um dos responsáveis por introduzir o método no Brasil, há 21 anos vem dedicando-se a trabalhos de pesquisa e consultoria na área. Palestrante experiente do ensino da prática de Atenção Plena no Brasil e na Europa, é professor da The School of Life Brasil desde sua fundação em 2013 e instrutor de programas educativos focados em saúde e em liderança que envolvem Mindfulness.
Mediado por Stephen Little e Monica Barroso
Sobre The School of Life
A The School of Life se dedica a desenvolver inteligência emocional e a explorar as questões fundamentais da vida em torno de temas como trabalho, amor, sociedade, família, cultura e, principalmente, o auto-conhecimento. Não temos todas as respostas, mas vamos guiá-lo na direção de uma variedade de ideias úteis – de filosofia à literatura, psicologia à artes visuais – que vão estimular, provocar, nutrir, alegrar e consolar.